Coleta de Lâmpadas Contendo Mercúrio

A Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C) realiza o recebimento e a destinação de lâmpadas contendo mercúrio (Hg), geradas e descartadas pelas Unidades da Cidade Universitária “Armando Salles de Oliveira” (CUASO) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na USP Leste. O Serviço abrange também o Quadrilátero da Saúde e do Direito – QSD, bem como Museus e Unidades no Litoral. Este serviço integra ações de gerenciamento de resíduos no Campus, que compreende orientações adequadas no manejo e descarte de resíduo perigoso.

O mercúrio é uma substância com capacidade de se acumular ao longo da cadeia alimentar, e os riscos que ele oferece à saúde humana, especialmente se ingerido, são maiores conforme sua concentração. Assim, torna-se necessária a gestão de resíduos que possuem mercúrio em sua composição, a exemplo das lâmpadas fluorescentes tubulares e compactas, para evitar a contaminação do solo e da água, em decorrência do descarte e destinação inadequados.
Por se tratar de resíduo perigoso em invólucro frágil, é importante o correto manejo, armazenamento e transporte das lâmpadas. Esses cuidados são imprescindíveis para garantir a saúde do trabalhador e evitar a contaminação do ambiente.

As Unidades do Campus USP da Capital poderão ter acesso ao serviço conforme as orientações a seguir:

1. Separar as lâmpadas e acondicioná-las nos refis de plástico, dentro dos recipientes laranjas (conforme tamanho e integridade da lâmpada), fornecidos pela PUSP-C.
2. Quando o refil estiver completo, contar as lâmpadas, lacrar com abraçadeira de nylon e retirá-lo do recipiente laranja;
3. Preencher com caneta permanente a etiqueta impressa indicando a Unidade e a quantidade descartada;
4. Preencher o MTR em duas vias (uma via ficará no Galpão de Resíduos no ato da entrega das lâmpadas, e a outra servirá como recibo, permanecendo com a Unidade e comprovando o descarte correto);
5. Entregar os Refis identificados no Galpão do Serviço Técnico de Gestão de Resíduos e Recursos Naturais da PUSP-C, de acordo com o calendário.

Dicas de Segurança:

O manuseio de lâmpadas inteiras ou quebradas deve ser feito sempre com uso de equipamentos de proteção individual (EPI´s) adequados, tais como, máscara para mercúrio, luvas, avental impermeável e calçado de segurança;
Nunca quebre as lâmpadas para facilitar seu armazenamento. Além de ameaçar a saúde do trabalhador, esta prática pode contaminar o ambiente.

Publicado em 14/02/2014