Queda de Árvores

Dada a grande quantidade de árvores na Cidade Universitária, por vezes ocorrem quedas de galhos e árvores inteiras, especialmente durante as chuvas de verão. Os procedimentos de remoção desses resíduos vegetais envolvem elaboração de registro e comunicação aos órgãos ambientais do município. Assim, o tempo de remoção de cada indivíduo arbóreo varia muito e segue critérios de urgência, como porte da árvore, local da queda, influência sobre outros serviços (por exemplo, queda em rede elétrica), já que envolve acionamento de outra empresa.

Assim, contamos com a colaboração de todas as unidades para atentar ao procedimento a seguir em casos de queda de árvores ou galhos grandes em suas unidades:

1. Providenciar foto do exemplar arbóreo ou do galho antes da sua remoção, para comprovar aos órgãos ambientais que a árvore ou o galho caíram devido às chuvas e não por consequência de corte ou poda;
2. Informar o local e data da queda;
3. Informar se a queda interrompeu ou afetou outros serviços no prédio ou no entorno;
4. Informar se a queda obstruiu calçada, via ou estacionamento.

Caso a Unidade possua serviço de manutenção de áreas verdes contratado, é necessário informar o nome da empresa e a data da remoção da árvore/galho.

Caso a Unidade deseje solicitar o serviço de remoção para a PUSP-C, o pedido deverá ser feito via USPAtende, contemplando os procedimentos acima.

Com esses cuidados, a Prefeitura poderá acionar sua área de Emergências e Risco, para intensificar as vistorias no local buscando prevenir acidentes e agilizar serviços como poda e corte previamente. Além disso, essas informações são de fundamental importância para elaboração de registro a ser enviado à Prefeitura do Município, evitando autuações e buscando tornar mais rápidos os procedimentos de remoção.

Para solicitar atendimento durante o horário comercial, utilize o Sistema Campus. Em outros horários, incluindo finais de semana e feriados, entre em contato com a Central de Operações da Guarda Universitária, para acionamento do plantão da PUSP-C, pelos telefones 3091 3222/ 4222.