Coleta de Recicláveis

A coleta seletiva na USP é uma prática adotada há mais de três décadas, envolvendo a aplicação do princípio dos 3R´s (reduzir, reutilizar e reciclar) e o estímulo à revisão de hábitos e costumes no tocante à geração de resíduos em nossas atividades. A contratação do serviço de coleta seletiva visa, entre outros objetivos, atender a Lei Municipal nº 14.974/2009 e ao Decreto Municipal nº 51.907/ 2010, que tratam a respeito dos grandes geradores de resíduos, obrigando-os a gerenciar por recursos próprios os resíduos gerados em suas instalações.

O serviço compreende a coleta e o transporte de materiais recicláveis, bem como destina parte do material recolhido a cooperativas municipais na cidade de São Paulo, definidas pela Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C). Além disso, os recicláveis são encaminhados para fins de reutilização. Ao final do processo, é emitido relatório de balanço de massa indicando quantitativos por segmento de materiais, permitindo o retorno dos dados relativos à comunidade USP.

A coleta seletiva atende toda a CUASO e tem programação de atendimento aos pontos de coleta de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 15h00, com frequência de até três vezes por semana, por escalonamento.

Clique aqui e verifique a frequência da coleta em sua Unidade.

 Guia de procedimentos

Estima-se que 70 toneladas de materiais recicláveis sejam produzidas por mês na CUASO, resultado de nossas atividades diárias e que ainda necessitam, principalmente, de uma melhor segregação antes do seu descarte para reciclagem.

Baixe o guia de procedimentos operacionais básicos e conheça alguns aspectos importantes do manejo de materiais recicláveis.

Para mais informações, contate Aline Mellucci, responsável pela Gestão de Resíduos Sólidos da PUSP-C:

(11) 3091 4468 | aline.mellucci@usp.br